Greve das Federais



Como todos sabem a mais de 100 dias foi iniciada a greve nas Universidades Federais do Brasil. Das 59 instituições, 53 aderiram à greve. Durante esse tempo houve varias tentativas de acordos por ambas as partes, mas nada foi fechado. O governo foi duro na negociação e fechou um acordo com o ProIfes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), que representa apenas oito associações de docentes. Pelo texto, os professores receberiam reajustes que variam entre 25% e 40%, parcelados até 2015.  

Entenda o que eles reivindicam: Há dois anos que os professores negociam com o governo seu projeto de careira docente a proposta é de uma carreira docente única com 13 níveis remuneratórios baseado no tempo de carreira, na titulação e na avaliação realizada com autonomia e por critérios objetivos definidos com fundamentos acadêmicos.

Veja o vídeo, gravado na época da campanha da presidente Dilma, sobre os professores das Universidade.




Deixando de lado todas as negociações “sem fim” vamos falar do que realmente interessa: os estudantes que totalizam 1 milhão na rede Federal. Por conta da greve o ano letivo foi atrasado e nem sequer foram feitas as avaliações da segunda unidade do primeiro semestre do ano. Resultado, o ano está quase perdido. Estamos em Setembro, faltam menos de quatro meses para o ano acabar, e não se sabe quando os professores vão voltar pras salas de aula nem se vai ter como recuperar esse tempo perdido sem atrasar os cursos, (o governo diz que as aulas serão estendidas até fevereiro de 2013).

Os estudantes que passaram pra 2ª entrada de 2012 nem sequer chegaram a fazer matriculas. E a única coisa que se sabe com certeza é que o vestibular ta chegando! Nos próximos dia 3 e 4 de Novembro acontece o ENEM que serve como seleção para ingresso nas Universidades Federais e Federais Rurais do país, (algumas ainda adotam o vestibular normal), e os calendários das Universidades continuam os mesmos. O que quer dizer: existirão mais alunos. Eu me pergunto: como será possível receber os estudantes de 2012.2 e 2013.1 no mesmo semestre sem prejuízos? No próximo dia 11 vai acontecer outra assembléia, vamos torcer para que algum acordo seja aceito e que todas as universidades retomem as aulas.

Importante: Ontem dia 05.09 saiu a noticia no G1, que a UFPE irá retomar as atividades no dia 17.09.

O que vocês acham dessa greve?



0 comentários:

Postar um comentário

Me conta o que você achou!

Translate

.

Meu Guia de Bolso Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados