Vida Saudável: Alimentos Integrais


Umas semanas atrás falei sobre a importância das fibras e hoje venho falar sobre os alimentos Integrais que são uma fonte delas. Acredite trocar o arroz refinado pelo integral e o pão francês pelo de centeio, pode fazer uma grande diferença na sua saúde!

Hoje em dia 80% dos alimentos que consumimos são industrializados e passam por vários processos. Um deles é o refinamento, que ocorre para dar maior durabilidade, melhor textura e menor preço aos produtos. Acontece que esse processo acaba retirando algumas nutrientes dos alimentos. Os grãos integrais não passam pelo refinamento assim, mantêm suas propriedades nutricionais e ajudam a prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas intestinais. Outras vantagens são: redução de níveis de colesterol e glicose no sangue, sensação de saciedade, olha ai outro alimento pra te ajudar a ficar em forma, e não podemos esquecer que os alimentos integrais são ricos em vitaminas A, B, B2 e B5 e em minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Bora conferir os principais alimentos que podemos integrar a nossa rotina:




Arroz integral: apresenta grande quantidade de fibras. Rico também em vitaminas A, B, B2, B5 e B6 e em cálcio, fósforo e ferro.

Açúcar mascavo: enquanto o açúcar branco contém apenas carboidratos, o mascavo apresenta ferro, potássio e vitaminas que são excluídas no processo de refinamento.

Farinha de trigo integral: tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras.

Centeio (grãos, farinha, flocos): utilizado na confecção de pães, é um ótimo alimento, pois é rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo.


Calorias em Jogo: se o seu desejo é perder peso, se agarre nos alimentos integrais!

Os alimentos integrais, sempre são associados a regime, e essa associação não é em vão. Os grãos realmente trazem ótimos resultados quando o assunto é perda de peso. "Apesar de os alimentos integrais apresentarem mais calorias do que os refinados, a quantidade de fibras contidas nesses alimentos proporciona maior saciedade, reduzindo o apetite e, consequentemente, a quantidade de alimentos ingeridos", afirma Patrícia Zuanazzi Pereira, nutricionista do HIAE.

Saciedade total: o alimento integral tem mais viscosidade e, quando ingerido, absorve grande quantidade de água, formando géis que forram a parede do estômago, retardando o esvaziamento gástrico. Com isso, o processo digestivo torna-se mais lento, o que permite menor absorção de gordura e de glicose, além de diminuir a sensação de fome.

Menos gordura: as fibras insolúveis, como o farelo de trigo, ligam-se aos sais biliares e reduzem a absorção de gordura. E as fibras solúveis, como farelo de aveia, feijão, leguminosas, frutas e hortaliças, combatem o colesterol ruim, o LDL.

Mas atenção aos exageros: Os médicos recomendam a ingestão de 25 gramas de fibra por dia. Essa quantidade deve ser bem variada e não ser concentrada em apenas um tipo de alimento.

Gostaram da dica? Proximo domingo tem duas receitas maravilhosas! Beijinhos

11 comentários:

  1. Ideal pra ficar sarada, mas acho ruim ):

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com

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  2. Admito que quase não como os integrais, mas sempre recomendo aos meus pacientes...

    Bjinhos

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  3. Eu até gosto deles. Mas é muito difícil resistir as guloseimas. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

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  4. Adoro alimentos integrais!! Tudo de bom, né amiga!!!
    Amei o post!!!

    Beijos
    http://desfilerosa.blogspot.com.br/

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  5. Adorei o post, mais eu acho quase todos que é integral ruim!!
    Tenho que me acustumar!!
    Seguindo aqui :D
    http://make-a-nail-art.blogspot.com.br/

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  6. Eu até que gosto de algumas coisas integrais, mas não como muito não.
    Otimo post!

    Obrigada pela visita e corre que tem post novo!!
    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br/

    Beeeijinho

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  7. flor, só vivo comendo fibra! Sério!
    tenho o intestino mega preguiçoso hehe
    Amei o post!!

    Muito obrigada por comentar no meu blog!:D
    Ah e sempre que atualizar seu blog me avise!

    Beeeijooos e ótimo feriado!!

    www.blogdareh.com.br

    www.youtube.com/user/blogdareh/featured

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  8. Eu como muita fibra tbm, meu intestino é preguiçoso demais! Mas de nada adianta comer fibra e não beber água neh? O dia que eu como granola por exemplo e não tomo muita água, não faz efeito nenhum (se faz é engordar)

    Adorei o post.. Beijinhos

    www.meninatecontei.blogspot.com.br

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  9. Eu quero ter uma barriga igual a essa da foto, mais sabe sem tem esforço e comendo tudo que vejo pela frente kkk. Não gosto de coisas integrais :((
    Beijos ♥

    Itgirlsiempre.blogspot.com.br

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  10. Thais adorei o post, apesar de não ser muito fã de coisas integrais o que eu mais gosto é o pão mesmo ainda mais com um queijinho branco kkkkk!!!
    Tem post novo lá no Mundo Teen, te espero lá ein:
    http://flmundoteen.blogspot.com.br/
    Beijos >.<

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  11. Não adianta que eu não como nada integral, como tudo que engorda mais eu nunca engordo, acho que tenho algum tipo de distúrbio rs
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

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