Dicas de Compras no Paraguai - Parte I



Olá queridas e queridos, como vocês já sabem fui pra foz no feriado e aproveitei para ir fazer compras no Paraguai. Vou dar algumas dicas pra vocês e tirar as dúvidas mais freqüentes. Se faltar alguma coisa e só me perguntar.


Diferentemente do que muita gente pensa, no Paraguai não vende só coisa falsa/pirata não. Lá vende coisa original e o melhor tudo é muito barato, não tanto quanto nos EUA/EUROPA, mas, chega a ser absurda a diferença de preço se comparado ao preço aqui do Brasil.


Vamos ao que interessa: No Paraguai, assim que você atravessa a fronteira já “cai” em uma avenida enorme com lojas/shopping e barraquinhas de coisas, de todos os lados. Não espere encontrar uma cidade organizada, lá é tudo muito confuso. Não tem placas, semáforos e nada que te passe alguma informação.

Como atravessar a fronteira? Bom, eu escolhi atravessar a fronteira de Van, fretei uma van pra levar eu e meu namorado e esperar a gente lá. O motorista fui super legal, levou nossas compras pro carro e ficou lá no PY mesmo esperando até a gente acabar tudo. Mas você pode atravessar do jeito que quiser, ônibus, carro, moto, a pé. Eu escolhi a van porque é o veiculo que é menos parado pra revista.

Qual documentação é necessária? Só precisa levar o RG (tirado a menos de 05 anos) ou passaporte. Não pediram nada quando eu entrei no Paraguai, o motorista da van deu um papel pra eu preencher com meu nome e numero do RG e pronto.

É seguro comprar no Paraguai? Sim, é seguro comprar lá. Os shoppings são bem organizados e os produtos são originais. Claro que tem lugares que não da pra confiar, mas no próximo post vou dar dicas de lugares pra comprar.

Aceita Real no Paraguai? Sim. A moeda do Paraguai é o guarani, mas as mais usadas para comercio são o Dolar e o Real. Então não precisa se preocupar, pois lá praticamente todas as lojas aceitam o real.

Posso levar todo dinheiro em dólar? Eu aconselho que você leve uma quantidade em real, não precisa ser muito e o resto em dólar. Mas se quiser levar só dólar não vai ter problema algum 99% das lojas aceita dólar. Até as barraquinhas que ficam no meio da rua aceitam dólar.

Qual a cota? E se eu for de avião? A cota é 300 dolares, mas é permitido 10 itens abaixo de 5 dolares e 5 itens acima de 5 dolares, esses não entram na cota. Se você for de avião a cota é 500 dólares.

Tenho que declarar tudo que eu comprar? Não, haha. Muita coisa você consegue passar sem declarar. Relógio é só botar no braço, óculos, bota no rosto, celular, roupa tira as etiquetas e joga na mala, maquiagem em pequena quantidade, mistura com as antigas. Perfumes até 2 passa tranqüilo.

O que eu preciso declarar? Aconselho declarar eletrônicos. Ex:Computador, vídeo game, tablet, som, essas coisas.  Por que eles se importam mais com isso.

Se eu passar da cota como faço? Se você ultrapassar a cota na receita federal você paga 50% do valor excedido. EX: você declara que comprou 400 dolares, a cota é 300. 400-300=100 dolares / 50% de 100 = 50. Esse valor vai ser pago em real no caso a cotação quando eu fui era 2.15. Ficaria então 50 x 2.15= 107.50 reais
Se esqueci de falar alguma coisa, pergunta que eu respondo.

Dicas de Compras no Paraguai - Parte II

6 comentários:

  1. QUERO COMPRAR UM IPHONE 5 NO PARAGUAY PRECISO DECLARAR OU POSSO JOGAR FORA A CAIXA E USAR COMO USO PESSOAL?

    ResponderExcluir
  2. Pode jogar a caixa, e passar como uso pessoal. Agora lembre de não levar outro celular.

    ResponderExcluir
  3. Quando vc voltou sua van foi parada?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,quando vc voltou sua van foi parada?

    ResponderExcluir

Me conta o que você achou!

Translate

Meu Guia de Bolso Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados