Dicas de Compras no Paraguai - Parte I



Olá queridas e queridos, como vocês já sabem fui pra foz no feriado e aproveitei para ir fazer compras no Paraguai. Vou dar algumas dicas pra vocês e tirar as dúvidas mais freqüentes. Se faltar alguma coisa e só me perguntar.


Diferentemente do que muita gente pensa, no Paraguai não vende só coisa falsa/pirata não. Lá vende coisa original e o melhor tudo é muito barato, não tanto quanto nos EUA/EUROPA, mas, chega a ser absurda a diferença de preço se comparado ao preço aqui do Brasil.


Vamos ao que interessa: No Paraguai, assim que você atravessa a fronteira já “cai” em uma avenida enorme com lojas/shopping e barraquinhas de coisas, de todos os lados. Não espere encontrar uma cidade organizada, lá é tudo muito confuso. Não tem placas, semáforos e nada que te passe alguma informação.

Como atravessar a fronteira? Bom, eu escolhi atravessar a fronteira de Van, fretei uma van pra levar eu e meu namorado e esperar a gente lá. O motorista fui super legal, levou nossas compras pro carro e ficou lá no PY mesmo esperando até a gente acabar tudo. Mas você pode atravessar do jeito que quiser, ônibus, carro, moto, a pé. Eu escolhi a van porque é o veiculo que é menos parado pra revista.

Qual documentação é necessária? Só precisa levar o RG (tirado a menos de 05 anos) ou passaporte. Não pediram nada quando eu entrei no Paraguai, o motorista da van deu um papel pra eu preencher com meu nome e numero do RG e pronto.

É seguro comprar no Paraguai? Sim, é seguro comprar lá. Os shoppings são bem organizados e os produtos são originais. Claro que tem lugares que não da pra confiar, mas no próximo post vou dar dicas de lugares pra comprar.

Aceita Real no Paraguai? Sim. A moeda do Paraguai é o guarani, mas as mais usadas para comercio são o Dolar e o Real. Então não precisa se preocupar, pois lá praticamente todas as lojas aceitam o real.

Posso levar todo dinheiro em dólar? Eu aconselho que você leve uma quantidade em real, não precisa ser muito e o resto em dólar. Mas se quiser levar só dólar não vai ter problema algum 99% das lojas aceita dólar. Até as barraquinhas que ficam no meio da rua aceitam dólar.

Qual a cota? E se eu for de avião? A cota é 300 dolares, mas é permitido 10 itens abaixo de 5 dolares e 5 itens acima de 5 dolares, esses não entram na cota. Se você for de avião a cota é 500 dólares.

Tenho que declarar tudo que eu comprar? Não, haha. Muita coisa você consegue passar sem declarar. Relógio é só botar no braço, óculos, bota no rosto, celular, roupa tira as etiquetas e joga na mala, maquiagem em pequena quantidade, mistura com as antigas. Perfumes até 2 passa tranqüilo.

O que eu preciso declarar? Aconselho declarar eletrônicos. Ex:Computador, vídeo game, tablet, som, essas coisas.  Por que eles se importam mais com isso.

Se eu passar da cota como faço? Se você ultrapassar a cota na receita federal você paga 50% do valor excedido. EX: você declara que comprou 400 dolares, a cota é 300. 400-300=100 dolares / 50% de 100 = 50. Esse valor vai ser pago em real no caso a cotação quando eu fui era 2.15. Ficaria então 50 x 2.15= 107.50 reais
Se esqueci de falar alguma coisa, pergunta que eu respondo.

Dicas de Compras no Paraguai - Parte II

6 comentários:

Me conta o que você achou!

Translate

.

Meu Guia de Bolso Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados